quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Situações Problemáticas

É verdade! Os golfinhos já resolvem situações problemáticas!

Hoje iniciámos esta "arte" na sala de aula. Houve lugar para boa disposição, dramatizações e raciocínio, dando sentido às operações que tão bem já efectuam (mentalmente e no papel).
Aqui ficam as 3 situações problemáticas resolvidas e registadas pelos alunos.

"A Inês R. não tinha canetas para pintar e pediu emprestadas aos amigos. A Catarina emprestou-lhe 2 canetas e o Diogo outras 2. Com quantas canetas ficou a Inês?"


Imagem do caderno da Clara.

"O Tomás A. tinha 3 vasos no seu jardim. Como está apaixonado pela Isabel, foi encontrar-se com ela e deu-lhe 2 desses vasos. Com quantos vasos ficou o Tomás no jardim?"


Imagem do caderno da Isabel.

"O professor João pediu aos alunos para levarem resmas de papel para a escola. A Beatriz levou 1 resma, a Matilde levou 2 resmas e a Inês B levou 1 resma. Com quantas resmas ficou o professor Luís?"


Imagem do caderno do Duarte.

4 comentários:

Anónimo disse...

A Clarinha está muito entusiasmada porque estar a aprender os problemas... perguntou se a mãe também tinha aprendido por achar divertido!!
Adorei os desenhos (o da Clara em especial,eh! eh!) e foi muito bom vir ver o blog dos golfinhos (já não vinha há uns dias : tantas novidades!! )
Parabéns a todos e continuem o bom trabalho!!
Beijinhos grandes,
Teresa

Anónimo disse...

Parabéns por todos estes trabalhos! Os golfinhos estão a aprender muitas coisas e a gostar muito do que aprendem!
Abraços para todos!

João e Ana, Zé e Afonso

Anónimo disse...

Agora já consegui perceber a história da Isabel VS Tomas Antunes e a suposta paixão. A Isabel divertiu-se muito neste problema.
Continuem golfinhos
beijinhos

Anónimo disse...

Olá a todos!

Parabéns pelos desenhos,estão muito bonitos. Segundo o Henrique, aprender Matemática na sala dos golfinhos é divertido.
Cá em casa vive um menino que gosta muito de fazer contas "no pensamento". Este fim-de-semana esse menino ajudou a mãe a fazer um doce (baba de camelo). A mãe adicionou dois ovos ao açucar. Mas o doce tem que ter 6 ovos. Quantos ovos adicionou o menino?

Beijinhos a todos e um beijo grande para o Henrique!