quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Primeiro trabalho de texto

Na terça-feira, lemos todos os textos das "amigas árvores" e os golfinhos votaram no seu preferido. Apesar das opiniões se dividirem bastante, o texto vencedor foi o do Tomás A.

Hoje, estivemos a trabalhar o seu texto, enriquecendo-o. Para isso, com o texto exposto em letras bem grandes, os alunos foram fazendo questões ao autor, lançando ideias, ajudando a compor as frases. O texto foi surgindo no quadro negro e ficou uma delicia:

A árvore especial

A minha árvore tem bom coração. Ela não é má, dá-me tudo: frutas, sombra, cortiça, resina e flores.
A minha árvore parece verdadeira, normal e igual às outras. Mas é uma das mais bonitas da cidade, porque é grande e magrinha. E é uma árvore especial.
Ela está sempre a sorrir. Fala comigo e eu ouço-a dentro da minha imaginação.
Nós brincamos. Eu ando à volta dela, conto-lhe anedotas para ela se rir, às vezes conto-lhe como foi o meu dia e leio-lhe histórias de aventuras.
Eu dou-lhe miminhos e abraços e ela dá-me Paz.
Somos os melhores amigos do Mundo.

Gostaram?

Depois de trabalhado o texto, foi tempo de escolher ilustrador. Todos os golfinhos ilustraram o texto do Tomás, que, no fim, escolheu aquele de que mais gostava para ser exposto. A ilustração vencedora foi a da Catarina:


Estão todos de parabéns. Foi um excelente trabalho de turma.


Sem comentários: