quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto colectivo sobre a visita

Cartaz sobre a visita, exposto na sala de aula.



Passeio pela aldeia
Na sexta-feira, véspera do Dia da Liberdade, fomos fazer um passeio com a turma pela aldeia.
Encontrámo-nos na queijaria às 8h30. Os nossos pais levaram-nos lá. Ficámos com a professora e com alguns pais (mãe Ângela, mãe Andreia, mãe Cristina e pai Carlos) que foram ajudar e ficaram connosco todo o dia.
Vimos ovelhas e cabras a pastar no prado, a comer erva verdinha.Entrámos na queijaria e vimos a fazer queijo.
Depois, fomos às grutas pela estrada de terra, caminhando pela serra. Explorámos as grutas e lanchámos.
Saímos das grutas e fomos à Sociedade de Instrução Musical.
A seguir, descemos até ao Mercado. Demos uma volta lá dentro e vimos muita fruta e legumes e entrámos numa padaria. Lá ao lado havia os Correios, onde nós passámos.
Seguimos viagem até à Casa do Povo, pela Rua Venâncio da Costa Lima, que é uma estrada nacional muito movimenta. Na Casa do Povo conhecemos o Centro do Dia e fizemos perguntas aos idosos. Antes de sairmos, cantámos a “Oliveirinha da serra“ e o sr. Joaquim cumprimentou-nos com umas rimas. À saída vimos um busto, junto ao parque infantil.
Em seguida, fomos à Farmácia e a Francisca caiu no caminho.
Quando saímos da Farmácia, fomos à Junta de Freguesia. Como já lá tínhamos ido, o grupo dessa instituição entrou e os outros ficaram a ver o busto de António Fortuna.
Depois subimos a rua até à Igreja, onde entrámos. Alguns rezaram e outros entrevistaram a D. Maria. Vimos a Nossa Senhora da Redenção, que é a padroeira da Quinta do Anjo.
Como estávamos cansados e com fome, fomos ao Sobral da Quinta do Anjo, nos Portais da Arrábida, para almoçar e brincar. A turma do 3.ºA apareceu lá para brincar connosco. O tio do Tomás F. levou-nos um bolo para sobremesa.
Às 14h30 fomos ao Centro de Saúde, onde a enfermeira Isabel nos mostrou as instalações. Como nos portámos bem, deram-nos presentes.
Por fim, fomos à Biblioteca descansar e ler livros e voltámos para a escola às 16h15.
Todos os golfinhos gostaram do passeio, mas foi cansativo porque andámos muito.

Texto colectivo - 27/04/2009


Imagem da Nossa Senhora da Redenção.

3 comentários:

Hugo disse...

Que espectáculo. Também gostava de ter ido com vocês. Fica para a próxima. Agora ainda têm muito trabalhinho pela frente para tratar todos os dados que recolheram.
Beijos e abraços

Anónimo disse...

O passeio foi fantástico, pela opinião do Luis foi cansativo, divertido e muito enriquecedor.
É de facto importante que, para além de aprender dentro da sala de aula, se possa mostrar na realidade que as coisas não existem só nos livros, mas que fazem parte do nosso quotidiano mais simples.
Fica aqui o agradecimento para a professora Golfinha, que tanta diversidade e côr aplica nestes ensinamentos.
Beijinhos
Maria João

Inês B disse...

Foi muito cansativo mas ao mesmo tempo divertido .