sábado, 5 de dezembro de 2009

O meu gato é o mais tolo do mundo

Na semana passada, o Afonso encantou-nos com a leitura de um livro que ganhou no seu aniversário e que muito divertiu todos os golfinhos: "O meu gato é o mais tolo do Mundo", de Gilles Bachelet.


Este autor conta-nos a história de um gato vulgar que, afinal, é um elefante.




Depois de partilharmos as nossas impressões acerca da história e do tipo de texto e de ilustrações, foi tempo de "pôr mãos à obra" e também criar novas histórias tendo esta como exemplo.


Assim, os golfinhos foram convidados a escrever algumas frases que caracterizassem o seu animal de estimação, as quais, depois de corrigidas e/ou melhoradas, foram copiadas para o Magalhães, inseridas numa tabela, que viria a constituir uma banda-desenhada.

Todas as tabelas com o texto foram imprimidas no computador da escola e fotocopiadas para papel A3, no qual foram ilustradas pelos seus autores. Estas ilustrações tiveram uma particularidade: tal como na história do Afonso, em vez de surgir o animal doméstico de cada um, surgiu desenhado um outro animal, selvagem e diferente, que deu originalidade e diversão aos trabalhos.



No fim, cada um apresentou o seu trabalho à turma e agora só falta fazer uma capa e compilá-los num livro.
Parabéns, golfinhos!

1 comentário:

Pais do Vasco disse...

E depois de encadernados os trabalhos é colocar o livro à venda. Pode ser que ainda consigamos jantar todos à conta dos miudos... ah, ah, ah!!!
Parabéns pelas excelentes bd.