quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Filosofando com Wilde

Uma das actividades que realizámos quando trabalhámos o livro de Oscar Wilde foi pegar em alguns dos seus pensamentos e debater sobre eles. Como a tarefa se mostrou complicada de realizar individualmente ou em grupo, debatemos o assunto colectivamente e registámos as conclusões.

Pensem connosco:

As pessoas não podem ficar quietas, à espera que o tempo passe. Têm que aproveitar a vida ao máximo. Devem de ir à procura de coisas que lhes dêem prazer, de aventura, da sua própria felicidade. A vida é para aproveitar e não desperdiçar.


Se nós não perdoarmos os nossos inimigos, eles vão continuar a provocar-nos até nos irritarem, que é o que eles querem. Se nós os ignorarmos e perdoamos, acabam por desistir.


O homem, quando não está satisfeito deve ir à procura de coisas novas, pois pode ficar mais feliz.

Então, surgem novas ideias, invenções, pensamentos, projectos e descobertas, que fazem evoluir o pensamento, o homem e o Mundo.


Se há uma imitação não se é artista, porque um verdadeiro artista inventa, pensa, imagina, cria, descobre e encontra coisas novas, especiais, diferentes e fantásticas.

O público não vê a arte como o artista, que vê de modo diferente.



Quando um amigo fica triste é difícil ficar contente e temos de o ajudar.

Quando um amigo consegue algo de bom é difícil orgulhar-nos dele, mas temos, pelo menos, de tentar. Os verdadeiros amigos unem-se sempre, nas coisas más e nas coisas boas. Devemos estar lá, de braços abertos, quando um amigo tem sucesso.



O egoísmo não leva a nada de bom, só a coisas más. Ele não devia existir. Não devemos ter egoísmo dentro de nós, mas sim simpatia e amor.

Quando somos egoístas não deixamos que os outros sejam eles próprios.

Quando sentimos egoísmo dentro de nós temos que procurar alguém para nos ajudar a ultrapassar esse egoísmo.


Não devemos ficar aborrecidos, pois parece que a vida pára e perdemos aquilo de que gostamos. O aborrecimento faz parar o destino e não o seguir. Devemos tentar ser fortes, felizes e resistentes. A vida está à nossa frente e o aborrecimento é um obstáculo fácil de ultrapassar. Devemos ir buscar energia a sorrisos, ao coração e às coisas boas da vida.


Temos sempre ideias diferentes.

Através da imaginação descobrimos mais coisas. Ela faz-nos falta.

A imaginação é a porta para o pensamento. Ela é criativa. É uma luz que se acende no nosso cérebro. É a coisa mais poderosa que temos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece que os nossos Golfinhos estão a começar a "pensar o pensamento" e a aprender noções (tão importantes) de vida...
A Clara falou na diferença entre existir e viver. Boa!
Aqui li valores que estamos sempre a tempo de relembrar e de aplicar...
Beijos para todos
Teresa

aida disse...

É sempre muito bom quando os adultos deixam as crianças pensarem em voz alta. As minhas golfinhas falaram sobre esta actividade. Gostaram muito! Beijos