Lembram-se dos enigmas que os golfinhos tinham de resolver nas férias do Natal?
Pois bem, mal regressámos à escola, os nossos campeões mostraram logo como os resolveram e revelam que cada vez têm mais facilidade e que arranjam formas muito originais para os solucionar!
Ora vejam:
Os golfinhos perceberam que tinham de combinar 2 tipos de sequências diferentes: as figuras e as suas cores. Foi fácil para a maioria deles, que alcançou a resposta facilmente.
Alguns golfinhos necessitaram de desenhar a 4.ª e a 5.ª figura para chegar à resposta certa. Outros, nem por isso: olharam, perceberam a lógica da sequência e contaram mentalmente o número de triângulos.
Este foi o problema que se revelou mais difícil e muitos golfinhos tinham ideias diferentes acerca das suas soluções. Por isso, houve necessidade de maior empenhamento e do uso de algumas estratégias:
Desenharam no quadro a figura proposta no enigma.
Montaram uma figura parecida, de acordo com a imagem, usando pacotes de leite (que eram os objectos mais parecidos com cubos que tínhamos na sala).
Assinalaram, com uma caneta de acetato, todas as faces que o Daniel poderia ter pintado de amarelo, depois da construção preparada.
Observaram as faces "pintadas" e "não pintadas" e responderam às questões do enigma.
BOM TRABALHO, EQUIPA!
1 comentário:
Imagino estes momentos vividos. A Matemática também deve ser vivida, mexida, observada, tocada...Só assim se chegam à conclusão de "verdades" matemáticas! Porque sei que estes momentos implicam um investimento da vida dos professores "Gracias" e 1000 beijocas da colega aida
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