quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ser especial

Na semana passada, na "Hora das Histórias", ouvimos 2 livros que nos falavam da importância de sermos diferentes e de como isso nos torna tão especiais.
É claro que debatemos o assunto com alguma seriedade e falámos bastante de como é importante dar valor ao que somos e temos e como devemos respeitar as capacidades e dificuldades dos outros à nossa volta.




O Daniel leu-nos o livro "A Porquinha-da-Índia", de Gill Pittar.



A Matilde S. leu-nos o livro "A Princesa Baixinha", de Beatrice Masini.

No fim, os golfinhos completaram, por escrito, uma frase e continuámos a falar sobre esta questão, tentando levar alguns a perceber como são mais especiais do que julgam possível...
Aqui ficam as suas palavras:

SOU ESPECIAL PORQUE...

"...sou amiga e porque sou eu sem me comparar com as outras pessoas, nem tentar ser como elas." MARIA

"...tenho facilidade em arranjar amigos e em arranjar técnicas para os jogos." TOMÁS F.

"...eu sou amigo e ando no Quintajense." FÁBIO

"...desenho muito bem, tenho cabelo curto e castanho claro e tenho olhos castanhos." CATARINA

"...gosto de cantar e canto bem, gosto de montar e monto bem, sou meiguinha, sou simpática e tenho uma professora que é minha amiga." MATILDE A.

"...tenho os olhos castanhos, sou giro, alto e forte e ajudo toda a gente quando é preciso." LUÍS A.

"...tenho olhos esverdeados e tenho cabelo castanho." FRANCISCA

"...gosto de ler e tenho muitas amigas." ISABEL

"...sou giro e tenho muito amor." HENRIQUE

"... sou diferente." INÊS D.

"...tenho orgulho em mim mesma, sei cantar, sei andar a cavalo, sei tocar guitarra e escrever música, tenho amigos, tenho uma professora fixe e sou criança." MATILDE S.

"...não sou egoísta, sou diferente dos outros, dizem que sou bom amigo, acho que sou amigo de muita gente." VASCO

"...sou esquerdino nas mães e sou direito nas pernas. Tenho olhos azuis." DANIEL

"... gosto muito de fazer desportos e sou bom a nadar, a jogar à bola, mais ou menos a correr e sou bom a jogar ténis." FRANCISCO

"...tenho bronquite e nasci antes do tempo." JOÃO

"...tenho muito equilíbrio." AFONSO

"... tenho o cabelo bonito, tenho uma professora excelente e aprendo com gosto." INÊS R.

"... tenho uma professora muito amigável,que me ajuda quando é preciso e tenho muitos bons amigos." DUARTE

"...sou rápido, sou meigo e simpático, tenho um coração grande e tenho família." LUÍS D.

"...sigo o meu sonho que tenho desde pequena, porque tenho muitos amigos que me ajudam quando preciso e porque tenho facilidade em fazer amizades." INÊS B.

"...tenho umas pestanas grandes e bonitas, tenho uma linda voz e sou inteligente." CLARA

"...sou inteligente e ao mesmo tempo trabalho rápido, o ano passado fui a maior parte do tempo chefe de turma, tenho 2 irmãos com quem brinco muito e tenho muitos amigos." TOMÁS A.

"... gosto de ler, de escrever, de desenhar e de aprender." BEATRIZ

Alguém quer arriscar e dizer a estes meninos porque razão eles são especiais para vocês?

8 comentários:

Ana Lúcia disse...

Claro que são especiais! E muito!Todos e cada um é especial! Para cada família, eles são únicos, com uma maneia de ser e estar muito práprias, misturando a educação que recebem dos pais, a sua prápria pesonalidade e as aprendizagens do exterior (escola, amigos, etc.). Eu tenho muito orgulho na minha golfinha, porque ela é especial!
Beijinhos para todos os golfinhos e para a professora, que também é especial!!
Ana Lúcia

Anónimo disse...

O meu golfinho é especial porque é meu, porque nos ama e é amado por nós, mesmo quando as coisas não correm assim tão bem. Por mais um milhão de coisas que não dá agora para dizer por serem tantas, umas boas e outras menos boas, mas que fazem todas parte de um relacionamento sincero e muito emotivo como é o nosso.
Com a ajuda exterior à familia de sangue, a familia de vida, onde se incluem a professora, os colegas, os amigos, todos influenciam e enriquecem a personalidade de cada um, tornando todos eles pessoas especiais, cada um no seu género, é na diferença que está a riqueza, é por serem todos diferentes que se encaixam tão bem e que se valorizam uns aos outros.
Beijinhos aquáticos
Maria João

Andreia disse...

O meu João é especial porque tem um coração do tamanho do mundo! É especial porque chora de tristeza e chora de alegria!É tão especial quando faz aquele sorriso maravilhoso...
Tenho tanto orgulho no meu golfinho,que é único!
Esta turma de golfinhos é fantástica e especial, porque tem uma professora super especial, que acredita e luta todos os dias pelos seus alunos especiais. Beijinho apertado

pais do Henrique disse...

O nosso golfinho é muito especial. É muito meigo, carinhos, sensível, inteligente e curioso. É muito amigo dos seus amigos. É o melhor filho do mundo!!!
Obrigada à professora por compreender tão bem o nosso filhote, lhe tansmitir não apenas conhecimentos, mas também valores e muito carinho.

Carla Sérgio disse...

A minha amiga Francisca é muito especial para mim, é traquinas mas também é muito meiga. Somos amigas especiais porque partilhámos grandes momentos.
Gosto muito de ti Francisca.

Fausto disse...

Viva o Fábio!!!!

Anónimo disse...

A Clara é especial por ser única e tão abençoada: é tão amada pela familia , tão querida pelos amigos ,e é dificil "fazer a lista" de porque é que a amamos mais um bocadinho cada dia que passa... tem uma Professora especialmente Especial que sabe puxar por cada especialidade de cada um dos seus golfinhos: e todos especialmente diferentes são especialmente importantes para aprenderem e crescerem juntos...
beijos e abraços
e um sorriso com olhos brilhantes especialmente para a minha Clarinha
Teresa

aida disse...

Ser mãae de duas meninas gémeas é já de si um facto especial e mágico.
A Isabel é muito especial porque é uma óptima conversadora, tem um sentido de humor fantástico e um grande sentido de justiça.
A Matilde S. é muito especial porque tem uma imaginação fantástica, é uma boa contadora de histórias e um sentimento muito forte de amizade.
Adoro estas minhas filhas!
Beijos para uma professora ESPECIAL