segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

As Plantas

Os golfinhos têm andado a estudar as Plantas e temos desenvolvido alguns trabalhos experimentais, paralelos ao trabalho dos conceitos de Estudo do Meio.

Em casa, os nossos meninos fizera recolha de diversas sementes, com a ajuda preciosa dos pais.
Com elas, estamos a construir um "Catálogo de sementes", organizado segundo algumas categorias.
Continuamos sempre à espera que surjam novas sementes para juntarmos ao nosso mostruário.

Usando algumas das sementes que trouxeram, cada golfinho ficou responsável por semear uma diferente, tendo de se encarregar da sua manutenção diária e fazendo registos das observações que vão efectuando, num documento para o efeito, colocado num dossiê colectivo.



Para além disso, na quinta-feira, demos vida a uma viveiro de raízes que a Junta de Freguesia nos ofereceu no ano lectivo passado e que ainda não tínhamos utilizado.

Cada um deu um pequeno contributo para a preparação do viveiro, seguindo as instruções muito bem lidas pelo Tomás A. e, os que não deram, irão fazer os registos duas vezes por semana, tendo já sido definidos os dias em que tal ocorrerá.




Todas as actividades têm estado a correr bem, exigindo uma responsabilidade grande por parte dos golfinhos.

E parece que vamos ter de fazer uma actividade surpresa ainda esta semana. É que os nabos que o Vasco plantou estão a crescer de forma incrível e mal cabem no vaso onde foram semeados!

Por agora, deixo-vos alguns exercícios que podem ir fazendo para consolidar o que aprendemos acerca das plantas: aqui, aqui, aqui e aqui.

1 comentário:

aida disse...

A Isabel e a Matilde andam encantadas com este trabalho. E vão fazendo algumas perguntas cá em casa. O pai vai dando uma ajuda preciosa. Agora vamos experimentar os sitio na Net que sugeriste.
Beijos 1000 e as melhoras