Os golfinhos, na interrupção do Carnaval, fizeram pesquisas sobre o famoso escritor Hans Christian Andersen, tendo, a partir dela, construído pequenos textos.
Na sala, fizemos uso desses textos e escrevemos uma biografia colectiva do escritor.
Biografia
O famoso escritor Hans Christian Andersen nasceu em Odense, na Dinamarca, a 2 de Abril de 1805.
Filho de um sapateiro e de uma lavadeira, Hans tinha uma família enorme, mas pobre, que vivia num só quarto.
O seu pai adorava-o, deixou-o aprender a ler, contava-lhe histórias e construiu-lhe um teatro de marionetas, ajudando-o a desenvolver a imaginação e a criatividade.
Como tinha a saúde fraca, faleceu quando Hans tinha 11 anos.
Então, o filho teve de abandonar a escola e ir trabalhar. Foi para Copenhaga, onde trabalhou no “Teatro Real “, tendo ficado amigo do director, que lhe pagou os estudos.
Aos 14 anos, quis ser cantor de ópera, mas o director disse-lhe que não tinha atingido a voz ideal.
Então, trabalhou no teatro como bailarino e actor, tendo escrito algumas peças de teatro.
Em 1828, com 23 anos, entrou para a Universidade de Copenhaga, tendo continuado com um grande interesse pela literatura.
A partir de 1833 começou a publicar obras dramáticas, diários, apontamentos de viagem e alguns romances, mas o que ele escrevia mais eram contos de fadas, especialmente para crianças, o que era raro na altura e o tornou mundialmente famoso.
Até 1872 escreveu 156 histórias infantis.
No final desse ano, caiu da cama e ficou fraco de saúde, morrendo no dia 4 de Agosto de 1875, com 70 anos, em Copenhaga, onde foi enterrado.
Os seus contos de fadas são famosos em todo o Mundo e foram traduzidos em muitas línguas.
Ele foi muito importante, por isso, todos os anos, a 2 de Abril, é comemorado o “Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil”, onde se oferece o prémio Hans Christian Andersen, o mais importante deste tipo.
Sem comentários:
Enviar um comentário