quarta-feira, 14 de abril de 2010

Histórias com chapéu 7

Na passada 2.ªfeira, a mãe Ana Lúcia e a Matilde A. encantaram-nos com um maravilhoso livro com rimas de José Jorge Letria e ilustrações de Afonso Cruz: "O Alfabeto dos Países".

Mãe e filha leram, e muito bem, rimas que nos falaram um pouco sobre as tradições, monumentos e gastronomia, entre outras informações e curiosidades acerca de 23 países do Mundo, iniciados pelos letras do alfabeto.
Quer dizer, um deles foi inventado pela escritora, a "Xislândia", país que deixou os golfinhos muito entusiasmados.

Enquanto liam o livro, a Matilde foi-nos mostrando no mapa-mundo onde fica cada um dos países de que falaram e conversámos bastante sobre os mesmos. As duas usaram uns bonitos chapéus de pêlo quentinho: um do verdadeiro exército russo e outra adquirido lá por perto!

Foi muito interessante este momento de leitura onde se falou de tudo um pouco e se ficou a conhecer uma importante personagem do montanhismo português: João Garcia!


1 comentário:

Ana Lúcia disse...

É sempre com grande prazer que participo nas actividades promovidas pelas professoras dos meus filhos. Desta vez, com os golfinhos, reparei como já estão tão crescidos, (o tempo passa muito rápido!)e o gosto que têm por ouvir ler! A Matilde ficou muito contente por ter contribuído para o tema do fatasiarte, através do livro que lemos, por isso anda muito entusiasmada com a Xislândia e os xislandeses; só teve pena das perguntas finais dos golfinhos incidirem mais sobre o João Garcia e não sobre ela, para poder contar algumas "gracinhas" de quando era mais pequenina!
Beijinhos para os golfinhos e encontramo-nos na Xislândia...
Ana Lúcia