domingo, 6 de junho de 2010

O nosso acantonamento

Só posso começar desta forma:

O nosso acantonamento foi espectacular!!!!

Os golfinhos portaram-se muito bem... muito ao seu estilo: imaginativos, participativos, curiosos, barulhentos, ansiosos, dinâmicos e divertidos.
Tudo correu como esperado, dentro do que estava organizado e com algumas surpresas.

Começámos com a arrumação dos materiais individuais no ginásio e de alguns presentes gastronómicos de alguns pais.

Depois de toda a equipa estar junta, partimos para a panificadora dos pais do Tomás F., que fica a cerca de 2 km da escola. Fomos a pé, com a ajuda da mãe Aida e da mãe Cristina.
Ao chegarmos à panificadora, colocámos umas tocas na cabeça, por questões de higiene, e o pai Tiago levou-nos a conhecer todo o processo de fabrico do pão.

Depois de aprendermos, os golfinhos puderam experimentar a comer a massa crua (que fez a delicia de alguns) e fizeram pães com chouriço.
No final da visita, jogámos a um jogo de grupo e partimos para a escola.

Já na escola, enquanto alguns brincavam livremente, as equipas de trabalho começaram a funcionar: um grupo fez a salada de alface e tomate, outro os sumos (laranjada e limonada) e outro pôs a mesa. O pai João chegou para montar a "Caça ao tesouro" e convidámo-lo a jantar connosco. Entretanto, a mãe Salomé foi oferecer-nos duas panelas de canja, que começámos a comer quando soubemos que as pizas estavam a chegar. Estas foram recebidas com grande alegria dos golfinhos, que, desde logo, "atacaram a comida". Para terminar o jantar, houve fruta e sobremesas para todos.

De novo, mais equipas começaram a trabalhar: um grupo levantou a mesa e outro tratou de lavar a loiça e arrumar a cozinha. Os restantes golfinhos brincaram um pouco, aguardando a hora de começar o jogo.

Já bem depois das 22h, começou a tão esperada "Caça ao tesouro", que levou os golfinhos, em grupos de 5, a explorar toda a escola, de lanternas na mão. Foi muito divertido ver o entusiasmo com que participaram nesta actividade, que decorreu sem grande incidentes e com alegria.
Toda a actividade estava muito bem organizada e proporcionou-nos agradáveis momentos.


Depois, foi tempo de ceia, de ouvir uma história na voz do pai João, fazer higiene pessoal, vestir os pijamas e preparar a dormida.
Já às escuras, a mãe Aida levou-nos uma história. O ginásio começou a ficar cada vez mais calmo. Alguns golfinhos tiveram dificuldade em adormecer (a professora, nem por isso!), mas a noite correu na normalidade, com "direito" a terminar por volta das 7h30.

Depois de vestidos e lavados, fomos todos tomar o pequeno-almoço.
A mãe Cristina já nos tinha trazido os pães com chouriço e um pão para cada golfinho (que, no final, levaram para casa), mas veio trazer-nos carcaças e a professora Ana Mendão trouxe-nos cerejas e morangos, por isso tivemos uma refeição bem servida.


No final, fizemos 2 jogos colectivos, que mostraram o espírito de grupo da turma, muito bem dinamizados pela mãe Aida e, às 10h30, começaram a chegar os pais para levarem de volta os seus meninos e terminámos de limpar tudo com a ajuda também da mãe Paula.
Foi óptimo! Foi espectacular!!
Tenho razão????


9 comentários:

Afonso disse...

Tem toda a razão! Foi muito fixe. Gostei de tudo!

golfinho João Simões disse...

Obrigado Marisa, Aida e João por esta experiência. Foi fantástico.
Eu gostei muito, diverti-me a valer.
Beijinhos

Ana Lúcia disse...

Pelos comentários da Matilde, foi uma aventura memorável! Desde já o meu muito obrigado à Prof. Marisa e aos pais Aida e João que tornaram este acantonamento tão divertido e inesquecível. A escola também é feita destas vivências, que os tornará mais responsáveis, mais solidários e mais fortes como grupo.
Um agradeciemnto também aos pais do Tomás Ferreira, pela experiência que os golfinhos tiveram em fazer pão.
Não consigo deixar de imaginar qual será o próximo desafio que a professora lançará aos seus golfinhos...
Beijinhos para todos
Ana Lúcia

Susana Félix disse...

Ai quem me dera ter sido uma golfinha na sexta-feira... Parabéns por mais esta fantástica e vencedora actividade!

Anónimo disse...

As fotos ilustram bem a alegria com que a Clara foi contando a maravilhosa aventura do acantonamento!
Estas memórias felizes vão fazer parte dos nossos meninos e cimentar uma boa formação como pessoas...Obrigada e Obrigada (às vezes sinto falta de mais palavras que realmente mostrem o que é mesmo querer agradecer... e então repito-me) a estas pessoas por mais este momento mágico de convivência (e aprendizagem):
Prof.Marisa,Mãe Aida,Prof. Ana Mendão,Pais Cristina e Tiago, Pai João, Mãe Salomé e Mãe Paula.
Como diz a Ana Lúcia, qual será o próximo desafio...?
Beijocas para todos,
Teresa

Vasco disse...

Eu gostei muito, espero ter muitas mais aventuras como esta.
O que gostei mais foi a caça-ao-tesouro e do jogo do barco.
Agradeço muito à Marisa, à mãe Aida e ao pai João. Muitos beijinhos

aida disse...

Eu adorei! Para o ano espero que sejam duas noites no minimo! Beijocas

Anónimo disse...

Olá queridos, quando for pequena quero ter uma professora como a vossa e uns colegas como vocês! Deve ser muito fixe andar nessa turma!!! Quando forem grandes, vão serem pessoas seguras e responsaveis e vão ainda recordar a vossa professora e os vossos colegas, para sempre!!! A Marisa adora-vos do coração, até já eu, vos amo, de tanto ouvir falar de vós!!! Obrigada por serem meninos bons!!! Beijinhos gigantes da avó Mila.

Anónimo disse...

Foi uma aventura fantástica que todos adoraram, onde todos colaboraram alegremente e que fortaleceu os laços de todo este grupo já tão sólido.
Claro que todo este envolvimento é fruto da dedicação invulgar duma professora que faz o que gosta e que leva todos os envolvidos a gostar do que ela faz.
Parece-me que tudo tem também dedinho da "Avó Mila" que está sempre atenta e cujos comentários são sempre carinhosos e bem vindos.

Beijinhos aquáticos a todos os golfinhos, um mais repenicadinho pró golfinho Luisito

Maria João Delca