domingo, 1 de março de 2009

Como os pais se apaixonaram

No dia 6 de Fevereiro, dando início às comemorações do Dia de S. Valentim, o João, o Tomás A. e o Henrique leram à turma um livro muito divertido e romântico: "Como a mãe e o pai se apaixonaram", de Katharina Grossmann-Hensel.

Depois, em jeito de desafio, pedi aos pais que falassem sobre a forma como se apaixonaram:


"Olá pais!
Como o Dia de São Valentim está aí quase a chegar, hoje estivemos a ler uma história que fala de amor: “Como a mãe e o pai se apaixonaram”.
Ficámos despertos para o tema e preparados para as comemorações.
Também ficámos curiosos: como será que os pais dos golfinhos se apaixonaram?
Responder a esta pergunta será o vosso desafio esta semana. Contem aos vossos filhos, escrevam com eles a história da paixão dos pais e mostrem/mandem fotografias do tempo em que tudo começou.
Vá lá!!!! Têm até dia 12 para satisfazer a nossa curiosidade.
Participem!"


No dia 12, os golfinhos estavam preparados para contar aos colegas como tudo aconteceu e foi bom ver que os pais-golfinhos participaram entusiasticamente, tal como já vem sendo habitual.

Surgiram textos, pequenos livros, muitas histórias e aventuras, alguns contos orais e diversas fotografias. Adorámos ouvir aventuras de casais de namorados e perceber como é possível descobrir o amor em diferentes ocasiões e circunstâncias.



Estes documentos, construídos por pais e filhos, quanto a mim tão importantes, vão abrilhantar o 3.ºcapítulo do Livro dos Pais, que já deu 2 voltas completas na turma.

1 comentário:

Anónimo disse...

O amor anda no ar. E como é cada vez mais importante saber dizer amo-te.
A vossa professora apaixonou-se numa casa de banho da Escola Superior de Educação ao ser prachada pelo seu padrinho, que mais tarde viria a ser o seu marido ;). Coisas da vida!