domingo, 4 de outubro de 2009

Dia Internacional do Idoso

Na passada quinta-feira, dia 1 de Outubro, comemorou-se o "Dia Internacional do Idoso".

Depois de falarmos sobre a importância de respeitar e acarinhar as pessoas idosas e de todos partilharem histórias e recordações, os golfinhos estiveram a escrever um pequeno texto sobre uma pessoa idosa que conhecem ou conheceram e a quem querem prestar uma homenagem.

Aqui ficam os primeiros textos processados no computador:

---------------------------------

A minha avó é resistente. Mesmo tendo 75 ou 76 anos consegue aturar-me a mim e ao meu irmão.
A minha avó leva-me às compras, à escola e ao futebol.
A minha avó é: engraçada, fixe, esperta e generosa.
Ela compra-me roupa e às vezes brinquedos.
Eu vou amá-la para o resto da minha vida, mesmo quando ela morrer.
João


Ele é muito fixe!
Sempre que estou de férias, ajudo o meu avô na camioneta dele.
Todos os domingos eu vou jantar à casa dele com as minhas primas e é bué fixe.
O meu avô adora futebol.
Às vezes vamos todos à casa das minhas primas, à piscina e também jantar.
Também vou à casa dele amanhã.
Tomás A.


A minha avó chama-se Lipia.
Tem 80 anos e ainda não morreu.
É muito minha amiga. Quando eu vou para lá, ela compra-me o que eu gosto: kinders e muita coisa.
Também levo para lá a playstation 2 e os meus jogos.
Henrique


Olá, eu sou a Matilde A. e venho contar como era a minha bisavó.
A minha bisavó já morreu,mas eu conheci-a.
Ela rezava muito, porque adorava missa, mas não ia, eles iam a casa dela.
Vivia numa casa pequena e tinha 5 filhos. 1 deles vivia com ela, a outra era vizinha, outro é o meu avô materno e o outro já morreu com cancro nos pulmões.

Quando morreu, em Junho de 2009, a minha bisavó tinha 92 anos.
Era ajudada pelo o Centro Social da Quinta do Anjo (parte dos idosos).
Era para ela ir para a Casa do Povo, mas preferiu a sua casa.
Todos os dias a minha avó materna ia ajudá-la a fazer coisas como: o pequeno-almoço, o jantar, a sesta e o almoço.
Matilde A.

3 comentários:

Anónimo disse...

Meus queridos, ainda há quem pense, que os avós são velhos e por isso são lixo! Que alegre fico de vocês pensarem e falarem dos vossos avós.
Eu ja não tenho avós há muito tempo, mas gostava de todos, mas a minha avó materna era a minha preferida, amava-a e adorava-a, nunca tive oportunidade de lhe dizer, pois tinha vergonha! Mas ela deve ter percebido porque fui eu que a tive em casa, até aos ultimos dias da sua vida, dava-lhe todo o carinho e o amor que se deve dar a uma pessoa doente e uma avó.Desde criança era com ela, que eu estava mais tempo, era ela que me dava todos os miminhos, que eu precisava,pois a minha mãe levava uma vida a trabalhar, para que também não me faltasse nada a mim e ao meu irmão.
Vidas muito duras de há 50 anos atrás!!!
Hoje que sou avó, tento amar tanto os meus queridos netos com fui amada, pelos meus queridos avós.
Nunca se esquecam deles, mesmo quando partirem desta vida,
pois onde quer que eles estejam vão ama-los eternamente.
Um beijinho gigante
Avómila

Andreia disse...

Que bom que é termos os nossos avós presentes nas nossas vidas!
Todos os dias aprendemos qualquer coisa com eles, fazem-nos sorrir com as suas histórias. E é tão importante que eles saibam o quanto os amamos, não é?
Beijinho apertado para todos

aida disse...

Ai que saudades dos meus avôs!
Ser velho é saber mais da vida.
Um beijinho para o João e para a sua avó Lucinda, que é uma querida.
Beijinhos